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Como encontrar um propósito e começar a empreender

Por onde começar. Cá estou eu, sentada em frente ao computador, tentando encontrar inspiração em qualquer lugar e me pego olhando por uns 5 minutos pro outdoor que fica em frente a janela do escritório.

O outdoor preto, escrito em branco:

“Seu melhor investimento está aqui” – número de telefone.

Ok, parece que ninguém acreditou nisso, pois não vejo nenhum anúncio neste outdoor desde que foi instalado. Eis que, do nada, me veio uma inspiração.

VOCÊ JÁ ENCONTROU O SEU MELHOR INVESTIMENTO? NO QUE VOCÊ VAI INVESTIR SUA VIDA? QUAL O SEU PROPÓSITO E COMO USÁ-LO PARA EMPREENDER?

Tentei por diversas vezes escrever um blog, lá em 2010 (saudades) fiz minha última tentativa, entrei no wordpress e criei uma página pessoal. Não passou disso, pensei que era uma bobagem, que ninguém ia ler o que eu tinha para dizer, que meu conteúdo não era assim tão interessante e portanto, não valeria a pena investir meu tempo naquilo. Abandonei.

Desde então, venho trabalhando muito essa síndrome da impostora, que inclusive tem um TED bem legal com a Rafa Brites sobre o assunto, vale dar uma conferida aqui. Essa síndrome diz basicamente sobre um padrão de comportamento no qual duvidamos da nossa capacidade, nos diminuímos, nos boicotamos e estamos sempre com medo de sermos apontados como incompetentes.

Bom, aqui estou novamente, dessa vez decidida a escrever um blog, começando por este post, doa a quem doer. Sim, estamos em 2021 e o blog não morreu minha gente. É isso mesmo, nem só de redes sociais vivemos hoje. Acredite se quiser, as pessoa não querem ver apenas fotos de gente bonita e de produtos em sua timeline, NUNCA o brasileiro leu tanto na vida. São milhares e milhares de blogs, sites de notícias, e-mails marketing, que dispõe dos mais variados tipos de conteúdos valiosos todos os dias para você. Para pra refletir a quantidade de informação que você já consumiu hoje…

Mas voltando ao que interessa e ao tema do meu primeiro post (emocionada estou), quero dizer eu eu descobri algo onde quero e vou investir meu tempo, meu dinheiro, minha energia e vou contar para você como eu cheguei até aqui e te ajudar também como encontrar o seu propósito e começar a empreender. Se a pandemia também te deixou pensativo sobre as prioridades da vida e o que fazer daqui pra frente, espero que meu depoimento possa te ajudar a encontrar um caminho.

PRIMEIRA COISA: SE PERMITA PARAR

Parar é uma tarefa mais difícil do que parece. Você também tem a impressão de que 24h é pouco, 1 semana passa voando, o mês acaba e você não fez metade do que tinha planejado. Sua agenda está lotada de pendências, suas TO DO LISTS nunca são totalmente concluídas e ai do nada alguém te pede para PARAR. Mas vou te contar uma coisa, foi justamente me permitir parar, que me fez acordar pra vida e enxergar oportunidades que estavam bem diante dos meus olhos e a rotina não me deixava ver.

Eu acordei um dia, na verdade foram vários dias acordando sem vontade de fazer nada. O que eu estava fazendo não fazia mais sentido. Meu trabalho não encaixava mais no meu novo estilo de vida (um filho com menos de 1 ano de idade e grávida do segundo). Eu que sempre gostei de inovar, pensar fora da caixa, estava estagnada e acomodada. Pensando friamente, a pandemia tinha chegado, eu tinha um emprego, ganhava bem e deveria estar feliz por isso. Mas aproveitei o momento e já que o mundo tinha parado por uns instantes, também resolvi desacelerar.

E foi ai que algo maravilhoso aconteceu…

É HORA DE SE JOGAR

Depois que você parou, pensou e resolveu encontrar um novo propósito é hora de se jogar. Para encontrar o que você deseja realizar é preciso saber quem você é. Autoconhecimento é a chave pra você trilhar seu próprio caminho.

Aí ferrou, porque se tem uma coisa que eu achava complicado era esse negócio de autoconhecimento. E aí eu tive uma ideia, já que eu não sei direito qual meu talento e o que vim fazer no mundo, vou perguntar pras pessoas e ver se alguém sabe. As pessoas tem muitas opiniões sobre você, muito mais do que você imagina. Converse com amigos, família, colegas de antigos trabalhos. Não tenha vergonha de perguntar: Você acha que eu sou bom em fazer o que? Quais minhas principais qualidades?

Pense também no que você gosta de fazer, o que te dá prazer, seus hobbies. Pesquise na internet o que as pessoas com o seu perfil estão fazendo. Se você gosta de cozinhar, por exemplo, veja o quais as tendências desse mercado, siga pessoas nessa área que possam te inspirar.

Depois de descobrir o que você quer fazer é hora de planejar como fazer.

PLANEJE ENQUANTO PRODUZ

Planejamento é a alma do negócio e eu sempre vou martelar isso na cabeça dos meus clientes. Acontece que as vezes o planejamento demora tanto e é preciso estruturar tantas coisas que a ideia acaba esfriando ou pior ainda, alguém que teve a mesma ideia que você sai na frente e você acaba desanimado e frustrado.

Então, o que você pode fazer hoje pra começar a trabalhar no seu negócio, comece! Se seu negócio precisa de um espaço físico, comece procurando pelo local, se é online, pesquise as melhores plataformas para montar seus e-commerce. Se seu produto será produção própria, comece a produzir. Se é serviço, faça uma proposta que apresente eles aos possíveis clientes. Comece hoje, comece agora.

Enquanto isso, você vai fazer um plano de negócio, vai estudar os concorrentes, vai fazer seu site, sua página nas redes sociais, vai fazer uma identidade visual. Enfim, vai fazer tudo que um negócio profissional precisa ter para crescer e ter sucesso.

Não espere que tudo esteja perfeito, porque vou te contar um segredo: nunca vai estar. Seu negócio vai começar pequeno, com um cliente, depois dois, você vai errar no início, vai aprender, vai modificar algumas ações. Seu negócio estará sempre em construção.

E AQUI CHEGAMOS

Esse foi meu processo, foi assim que a Genial nasceu. Descobri que meu talento é me comunicar. Seja para aconselhar uma amiga ou vender um produto ou serviço. Pesquisei as tendências do mercado de venda e marketing e cheguei no mundo digital. A pandemia só fez acelerar um processo que vinha ganhando força nos últimos anos e os números são impressionantes.

Os dados da Ebit|Nielsen para o e-commerce em 2020 foram animadores. Somente no primeiro semestre, o crescimento do setor foi de 47% no faturamento e de 40% no número de consumidores. Segundo a consultoria, 2021 tem tudo para ser mais um ano maravilhoso para o comércio eletrônico brasileiro.

fonte: https://www.ecommercebrasil.com.br/noticias/e-commerce-se-consolida-no-brasil-2021/

Com base nessas pesquisas, comecei a estudar o mercado, me especializar, fiz cursos, conquistei duas clientes que apostaram em mim e montei dois e-commerce.

Tinha chegado o momento de crescer. Sozinha eu já não tinha braços suficientes para dar conta de novos clientes e profissionalizar a empresa. E assim, nossa equipe cresceu. Meu irmão, que já está comigo nos negócios há muitos anos, virou meu sócio, estruturamos a empresa e contratamos novos membros pro time.

É ISSO

Estamos preparados para ajudar nossos clientes, nos sentimos prontos para dar o nosso melhor. Nos acompanhe aqui se você também é apaixonado por empreendedorismo, pelo mundo digital, marketing, vendas… Vamos trazer muitas dicas e informações legais.

Se precisar de mim, para uma conversa, consultoria ou saber mais sobre nossos serviços, pode me chamar. Vou deixar aqui minhas redes sociais e contatos.

Valeu!!

Paula Ottoni, Sócia-fundadora da Genial

Sobre o autor

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A genial surgiu em 2010 como uma das primeiras agências de gestão de redes sociais e desempenho do Brasil, após um hiato ela volta para oferecer soluções completas para começar e potencializar as vendas online de seus clientes.

Criada pela jornalista Paula Ottoni e o profissional de tecnologia Marco André, a idéia dos fundadores sempre foi facilitar a vida de seus clientes, gerindo as partes complexas do negócio online e trazendo diversas soluções a valores acessíveis.

Desde sua primeira abertura, a Genial sempre trouxe inovação e pioneirismo em seu modelo de negócios, agrupando tendências de mercado, estudo especializado e soluções personalizadas. Com o objetivo de cuidar da parte tecnológica, de estratégias de vendas e marketing de atração, cada etapa é muito bem estudada e planejada para valorizar sua marca na internet e aumentar sua performance.